Postagem em destaque

Evite o desperdício de Alimentos

Segundo dados da Embrapa, 2006, 2 6,3 milhões de toneladas de alimentos ao ano tem o lixo como destino.               Diariamente, ...

quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

DICAS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO EM CASA - Você sabe o que é a compostagem doméstica?



Mãos nos "Resíduos Orgânicos Sólidos"... 


Hoje a dica é para quem adora cuidar das plantas em casa. Além de deixar o ambiente mais bonito, cultivar as plantas ajuda a melhorar o ar que você respira. Entre os cuidados está o adubo, que pode ser preparado de maneira orgânica.

Você sabe o que é a compostagem doméstica?


         Cerca de 300 mil toneladas de lixo contaminam as águas do mundo, segundo divulgação do periódico PLOS ONE. E eu e você temos muito a ver com isso, sabia? “Não conseguiremos mudar o mundo, exceto se as pessoas se conscientizarem que a missão é de todos e não apenas das autoridades ambientais”, afirma Lucídio Goelzer, fundador da Quinta da Estância, maior fazenda de turismo rural e pedagógico do Brasil.
         Considerado o quarto produtor mundial de alimentos, o Brasil produz quase 26% a mais do que necessita para alimentação da população. No entanto, o desperdício tornou-se um grande vilão para o país. Segundo dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), 26,3 milhões de toneladas de alimentos são jogadas no lixo, número que alimentaria com café manhã, almoço e jantar 19 milhões de pessoas.
           A Compostagem, hoje em dia se tornou uma ferramenta fundamental nas cidades do mundo todo, sendo como uma ótima e ecologicamente correta forma de dar destinação correta aos resíduos sólidos orgânicos aprovado pelo Plano Nacional de Resíduos Sólidos produzidos pelas famílias.
         Então vamos entender o que é a compostagem: A compostagem é um processo natural de transformação da matéria orgânica em compostos mais simples que podem ser utilizados como nutrientes pelas plantas. Se observarmos uma floresta, cada resíduo, seja ele de origem animal ou vegetal, é reaproveitado pelo ecossistema como fonte de nutrientes para as plantas que, em última análise, são o sustentáculo da vida terrestre. Na compostagem doméstica, vamos fazer em nossa casa o que a natureza leva fazendo milhões de anos. Temos apenas que fornecer as condições adequadas para este processo.

Transforme seu LIXO em LUXO

         A compostagem é realizada pelos próprios microorganismos presentes nos resíduos em condições ideais de temperatura, aeração e umidade. Estes micro-organismos vão decompor e estabilizar os compostos constituintes dos materiais liberando dióxido de carbono e vapor de água. Porém, para acelerar o processo podemos adicionar mais micro-organismos.
           Então vamos praticar a compostagem? 



         A chave para fazer um bom composto é ter uma mistura balanceada de ingredientes no material a compostar, que será a comida dos microorganismos. É importante que a comida dos microorganismos tenha duas vezes mais carbono do que nitrogênio. Mas não precisamos fazer uma análise química do material, simplesmente precisamos saber quais elementos são ricos em nitrogênio e ricos em carbono. Veja exemplos abaixo:
VERDES (ricos em nitrogênio) MARRONS (ricos em carbono)
  • Folhas verdes
  • Grama
  • Plantas novas e as partes novas das plantas
  • Restos de comida
  • Borra de café, chá…
  • Serragem de madeira
  • Papelão
  • Papel de jornal
  • Restos de poda
  • Folhas secas
  • Caixas de cartão
         Necessário apenas classificar elementos ricos em nitrogênio como verdes, elementos ricos em carbono como marrons. Para que nosso processo de compostagem dê certo, precisamos colocar o dobro de elementos marrons do que verdes. Geralmente quando fazemos compostagem em nossa casa temos muitos elementos verdes e poucos marrons. É por isso que precisamos adicionar serragem ou papelão, para que nosso material a compostar esteja equilibrado.

 E aí, topa fazer o teste em casa? Quem aí já faz?


Fonte:
http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/consumo-consciente/compostagem-ajuda-reduzir-producao-de-lixo-veja-dicas
http://www.universojatoba.com.br/sustentabilidade/preservacaoambiental/aprenda-a-fazer-compostagem

domingo, 3 de janeiro de 2016

Dicas para melhorar sua alimentação - Alimentação Saudável

Uma boa alimentação é meio caminho andado para sermos saudáveis e por isso mesmo deve ser uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida mais saudável, seja para tentar perder peso ou para melhorar a saúde. - See more at: http://www.viversaudavel.net/importancia-de-uma-boa-alimentacao/#sthash.8YpYGYij.dpuf
Uma boa alimentação é meio caminho andado para sermos saudáveis e por isso mesmo deve ser uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida mais saudável, seja para tentar perder peso ou para melhorar a saúde. - See more at: http://www.viversaudavel.net/importancia-de-uma-boa-alimentacao/#sthash.8YpYGYij.dpuf
 
 
Uma boa alimentação é meio caminho andado para sermos saudáveis e por isso mesmo deve ser uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida mais saudável, seja para tentar perder peso ou para melhorar a saúde. - See more at: http://www.viversaudavel.net/importancia-de-uma-boa-alimentacao/#sthash.8YpYGYij.dpuf

 Alimentação Saudável


          A ciência da nutrição estuda os alimentos e a maneira pela qual nosso corpo os utiliza. Os nutrientes podem ser categorizados em macronutrientes, proteínas, carboidratos e gorduras, e micronutrientes, vitaminas e minerais, os quais são essenciais para o funcionamento adequado e, portanto, para um estado ótimo de saúde.
           Muitas pessoas acham que apenas fazer atividade física irá ter uma vida saudável, pessoas que pensam assim estão completamente erradas, a atividade física é sim muito importante para termos uma vida saudável, mas temos que conciliá-las com uma alimentação saudável e equilibrada. Uma boa alimentação é meio caminho andado para sermos saudáveis e por isso mesmo deve ser uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida mais saudável, seja para tentar perder peso ou para melhorar a saúde.
         Uma alimentação equilibrada deve fornecer água, carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, fibras e minerais. Vale ressaltar que nenhum alimento específico, ou grupo deles isoladamente, é suficiente para fornecer todos os nutrientes necessários a uma boa nutrição.


         A boa alimentação é a base para um corpo saudável. Pelo menos 4 das 10 causas de mortes mais comuns – doença cardíaca, câncer, diabete e acidentes vasculares cerebrais – estão diretamente relacionados ao que comemos.  Fique atento às suas escolhas e cuide da quantidade e principalmente da  qualidade, pois podem fazer toda diferença. Para que a alimentação seja saudável, ela deve ser composta de proteínas, carboidratos, gorduras, fibras, vitaminas cálcio e outros minerais. Variar os tipos de cereais, de carnes, de verduras, legumes e frutas, alternando as cores dos alimentos. Tudo deve ser consumido em moderação, nada em excesso.
         Os Dez Passos da Alimentação Saudável, preconizados pelo Ministério da Saúde e adaptados pela Secretaria Municipal da Saúde, vão orientar sobre essa questão.


PARA CRIANÇAS MENORES DE 2 ANOS:
1 - Dar somente leite materno até os 6 meses, sem oferecer água, chás ou qualquer outro alimento.
2 - Ao completar 6 meses, introduzir de forma lenta e gradual outros alimentos, mantendo o leite materno até os dois anos de idade ou mais.
3 - Ao completar 6 meses, dar alimentos complementares (cereais, tubérculos, carnes, leguminosas, frutas e legumes) três vezes ao dia, se a criança estiver em aleitamento materno.
4 - A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com os horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança.
5 - A alimentação complementar deve ser espessa desde o início e oferecida de colher; iniciar com a consistência pastosa (papas/purês) e, gradativamente, aumentar a consistência até chegar à alimentação da família.
6 - Oferecer à criança diferentes alimentos ao dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida.
7 - Estimular o consumo diário de frutas, verduras e legumes nas refeições.
8 - Evitar açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinhos e outras guloseimas, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação.
9 - Cuidar da higiene no preparo e manuseio dos alimentos; garantir o seu armazenamento e conservação adequados.
10 - Estimular a criança doente e convalescente a se alimentar, oferecendo sua alimentação habitual e seus alimentos preferidos, respeitando a sua aceitação.
PARA CRIANÇAS MAIORES DE 2 ANOS:
1 - Procure oferecer alimentos de diferentes grupos, distribuindo-os em pelo menos três refeições e dois lanches por dia.
2 – Inclua diariamente alimentos como cereais (arroz, milho), tubérculos (batatas), raízes (mandioca), pães e massas, distribuindo esses alimentos nas refeições e lanches da criança ao longo do dia.
3 – Procure oferecer diariamente legumes e verduras como parte das refeições da criança. As frutas podem ser distribuídas nas refeições, sobremesas e lanches.
4 – Ofereça feijão com arroz todos os dias, ou no mínimo cinco vezes por semana.
5 – Ofereça diariamente leite e derivados, como queijo e iogurte, nos lanches, e carnes, aves, peixes ou ovos na refeição principal da criança.
6 – Alimentos gordurosos e frituras devem ser evitados; prefira alimentos assados, grelhados ou cozidos ao invés de fritos.
7 – Evite oferecer refrigerantes e sucos industrializados, balas, bombons, biscoitos doces e recheados, salgadinhos e outras guloseimas no dia a dia.
8 – Diminua a quantidade de sal da comida.
9 – Estimule a criança a beber bastante água e sucos naturais de fruta durante o dia, de preferência nos intervalos das refeições, para manter a hidratação e a saúde do corpo.
10 – Incentive a criança a ser ativa e evitar que ela passe muitas horas assistindo TV, jogando videogame ou brincando no computador.
PARA ADOLESCENTES (10 A 19 ANOS):
1 - Para manter, perder ou ganhar peso, procure a orientação de um profissional de saúde.
2 – Alimente-se 5 ou 6 vezes ao dia. Coma no café da manhã, almoço, jantar e faça lanches saudáveis nos inter¬valos.
3 - Tente comer menos salgadinho de pacote, refrigerantes, biscoitos re¬cheados, lanches de fast-food, alimentos de preparo instantâ¬neo, doces e sorvetes.
4 - Escolha frutas, verduras e legumes de sua preferên¬cia.
5 - Tente comer feijão todos os dias.
6 - Procure comer arroz, mas¬sas e pães todos os dias!
7 - Procure tomar leite e/ou derivados todos os dias.
8 - Evite o consumo de bebi¬das alcoólicas.
9 - Movimente-se! Não fique horas em frente à TV ou computador.
10 - Escolha alimentos saudáveis nos lanches da escola e nos momentos de lazer.
PARA PESSOAS COM 20 ANOS OU MAIS:
1 - Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia.
2 - Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e mas¬sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen¬tos naturais.
3 - Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras e 3 porções ou mais de frutas.
4 - Coma feijão com arroz todos os dias ou, pelo menos, 5 vezes por semana.
5 - Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!
6 - Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga¬rina.
7 - Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.
8 - Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, salsicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.
9 - Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia.
10 - Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias, não fume e evite as bebidas alcoólicas. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

Dica:
Faça refeições de 3 em 3 horas, nunca deixando as principais pra trás, café da manha, almoço e jantar. No intervalo dessas refeições seria legal comer alimentos energéticos, fibras e vitamínicos, Exemplo: frutas e barras de cereais.

Se possível consulte uma nutricionista.

Fonte:
http://www.saude.curitiba.pr.gov.br/index.php/orientacao-e-prevencao/dicas-para-uma-alimentacao-saudavel
http://belezaesaude.com/dicas-alimentacao-saudavel/
http://www.nutricancer.com.br/modelo.php?codigo=37
http://academiaweplay.com.br/a-importancia-da-alimentacao-para-uma-boa-saude-2/
http://micellisaude.blogspot.com.br/2013/04/a-importancia-de-uma-alimentacao.html
http://www.viversaudavel.net/importancia-de-uma-boa-alimentacao/

sábado, 2 de janeiro de 2016

Dicas de Como Economizar Dinheiro no Supermecado - Dicas Infalíveis





Caneta, papel e economia.

 Lembre-se! A pressa é inimiga da economia.
http://rendaextradominado.com/wp-content/uploads/2015/04/como-economizar-dinheiro1.jpg

          Economizar é sempre bom, afinal, sobra dinheiro para utilizar nas horas de lazer ou para juntar recursos para adquirir algum bem.
          Em um momento em que comer fora de casa está se revelando um gasto inviável para grande parte dos consumidores — comer fora de casa ficou mais de 130% mais caro nos últimos 10 anos! —, fazer refeições no aconchego do lar é uma excelente opção para comer bem gastando menos. Para a mudança de hábito não se revelar prejudicial para o orçamento, no entanto, é preciso aprender como economizar no supermercado, afinal de contas, juntamente com habitação e transportes, a alimentação já representa a grande parte do orçamento familiar, de acordo com o IBGE.

Fique atento aos tipos de embalagens e não gaste com embalagens especiais.

         Pesquisar preços, nunca fazer compras com fome e fazer uma lista e se ater a ela são algumas das formas de não estourar o planejamento financeiro, principalmente em um período econômico em que a alta dos preços é uma realidade.
       No supermercado, com tanta variedade de produtos, o orçamento pode sair do controle facilmente. Por isso, adotar algumas práticas antes de fazer as compras, podem ser fundamentais para economizar nas compras.
           A maior parte das promoções dos supermercados acontecem na segunda quinzena do mês. Você deve estar se perguntando “Porque?”. Eu explico. A maior parte das pessoas recebem seus salários no início do mês e fazem suas compras, os mercados começam a lançar ofertas vantajosas na segunda quinzena do mês na tentativa de atrair os consumidores que agora tem menos dinheiro.


        E então, já está preparado para fazer uma compra organizada e bem objetiva no supermercado? Você possui outras dicas infalíveis que nós não fornecemos e que você  gostaria de compartilhar? Escreva aqui!

Fonte:
http://rendaextradominado.com/wp-content/uploads/2015/04/como-economizar-dinheiro1.jpg
http://www.wickbold.com.br/cinco-dicas-para-organizar-suas-compras-no-supermercado/
http://www.vitoriatembenutri.com/#!Como-Economizar-nos-Supermercados-Dicas-Infal%C3%ADveis/cy97/557f0a500cf2eb01de3e7f99 
https://blog.guiabolso.com.br/2015/04/09/como-economizar-no-supermercado-em-6-dicas-infaliveis/ 
http://blog.primusincorporadora.com.br/6-dicas-para-otimizar-seu-tempo-no-supermercado/